quarta-feira, 30 de setembro de 2009



Oi, Crianças!
Hoje vamos relembrar nossos estudos sobre linguagem por meio de perguntas e reflexões. Vamos lá...
  • Como se chama o diálogo entre textos, ou melhor, o processo pelo qual percebemos dentro de um texto, a presença de outro texto, ou parte dele?
  • Tente lembrar de alguns marcadores da oralidade.
  • Tente citar algumas diferenças entre fala e escrita.
  • Leia a letra da música abaixo:

Saudosa Maloca (Demônios da Garoa)

Se o senhor não tá lembrado
Dá licença de contar
Ali onde agora está
Este "adifício arto"
Era uma casa "véia", um palacete assobradado
Foi aqui seu moço
Que eu, Mato Grosso e o Joca
Construimos nossa "maloca"
Mas um dia
"nóis" nem pode se "alembrá"
Veio os "home" com as ferramenta
E o dono "mandô derrubá"
Peguemos todas nossas coisas
E fumos pro meio da rua
"Apreciá" a demolição
Que tristeza que "nóis" sentia
Cada táuba que caía
Doía no coração
Matogrosso quis gritar
Mas em cima eu falei
Os "home tá cá" razão
"nóis arranja" outro lugar
Só "se conformemo"
Quando o Joca falou
Deus dá o frio conforme o "cobertô"
E hoje "nós pega" a paia
Nas grama do jardim
E pra esquecer "nóis cantemos" assim:

Saudosa maloca, maloca querida
Dim dim "donde nóis passemo" os dias feliz de nossa vida

Saudosa maloca, maloca querida
Dim dim "donde nóis passemo" os dias feliz de nossa vida



  • Destaque os marcadores da oralidade e variações linguísticas da norma padrão.
  • O texto é poético e por isso é possível aceitar um tipo diferenciado de escrita. Entretanto, se tivesse uma função referencial, sentido real, denotativo, como ficaria sua correção de acordo com a norma padrão da escrita, nos versos abaixo:
Este "adifício arto"
Era uma casa "véia", um palacete assobradado
Os "home tá cá" razão
"nóis arranja" outro lugar
Só "se conformemo"
Deus dá o frio conforme o "cobertô"
E hoje "nós pega" a paia
Nas grama do jardim
E pra esquecer "nóis cantemos" assim:
Saudosa maloca, maloca querida
Dim dim "donde nóis passemo" os dias feliz de nossa vida
  • Como a escola deve se posicionar em relação ao ensino de Língua Portuguesa tendo que levar em cosideração com as novas diretrizes de ensino?
  • Humm, depois dessa bateria de questionamentos, seguramente vocês estão preparados paranossa avaliação!
Boa sorte e até lá, rumo ao 10!!!






Um comentário:

  1. Obrigada professora Sheila! essa interação do professor com aluno e fundamental para uma boa relação, onde o aluno preocura rever suas dúvidas e tentar melhorar as suas dificuldades. faleu pela revisão. um abraço e vamos lá, na nossa primeira avaliação.

    ResponderExcluir