segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Para os alunos da PLPT-03 (Ipiranga)

Vamos a nossa primeira aula on-line!
Estamos na II Unidade de nosso conteúdo programático que trata do tema:
O leitor navegante - Da pedra ao disco optico.

Desse modo, vamos aprender os vários tipos de suporte para produzir, armazenar e disponibilizar a informação têm implicações diferenciadas, ou seja, com tantas linguagens diferentes convivendo no mesmo tempo/espaço, mudamos profundamente nossa maneira de ler e escrever textos.
A internet é uma mídia na qual ocorre a convergência de múltiplas linguagens.
Vamos assistir ao trecho de Matrix, um filme que exemplifica bem esse avanço técnico:

Veja mais um pouqinho:










Interessante, não!?
Matrix é considerado o melhor exemplo de convergência de linguagens, no cinema.Em boa parte da obra foram utilizados recursos variados, dos mais tradicionais aos mais avançadosa; bonecos, maquetes, recursos mecânicos e softwares especialmente criados para o filme.
Assim como no filme aconteceu a convergência de meios de comunicação (hibridismo), na vida real, grande parte das imagens e informações que circulam hoje no acervo cultural da humanidade não provêm do mundo concreto ou do imaginário, mas do virtual.
Hoje precisamos nos letrar em diversos meis de comunicação, principalmente em textos eletrônico-cibernéticos, multimídia, ou simplesmente, da internet.

Para começar precisamos de alguns conceitos:
Texto, contexto, intertexto e hipertexto.
Texto: Verbal, não-verbal ou misto (Todo coeso e coerente) - Ver exemplo no fascículo;
Contexto: Fatos que regulam a produção de sentido de um texto verbal e não verbal (Ver exemplo no fascículo);
Intertexto: Diálogo entre textos (Ver exemplo no fascículo);
Hipertexto: Texto que permite ao leitor saltar de um bloco de informação a outro(s), situado dentro do próprio texto ou fora dele. Nesse sentido, qualquer texto é um hipertexto.
Já no sentido eletrônico ou digital, o hipertexto é um documento submetido`compressão digital, ao qual temos acesse por meio do computador e que nos parece "traduzido" EM LINGUAGEM VERBAL OU NÃO VERBAL.
Constitui-se de diversos blocos de informação interligados por links estruturados, pelo princípio da associação.
Esses links, também chamados de nós ou nódulos, permitem ao leitor saltar de um bloco de informação a outro, dentro do próprio texto ou fora dele, utilizando-se do mouse.

Vamos experimentar na prática como isso acontece?
Leia o texto abaixo:
Conheça o enredo do filme Matrix em tópicos
  • O conflito que rege o filme Matrix se dá entre o Mundo Real x Mundo da Matrix.
    A ação se parra no final do século XXII;
  • Mundo após catástrofe nuclear provocada pelos humanos na tentativa de se livrar das máquinas por eles criadas;
  • As máquinas vencem o conflito e subjugam os seres humanos e utilizam sua energia bioelétrica para alimentar suas funções.
  • Os seres humanos são entubados em um grande útero maquínico que transforma a energia humana em bactérias elétricas. Os recém-nascidos são acoplados a esse útero alimentados por um soro produzido a partir dos cadáveres daqueles que já morreram.
  • Os humanos passam a vida adormecidos enquanto suas mentes sonham que vivem, nascem, morrem, convivem com a família, trabalham, estudam etc.
  • Mas essa realidade é virtual, simulada pelo mundo da Matrix.
  • Matrix é tudo: o ar, as visões, os sons, os sentidos todos são simulados.
  • Só uma coisa não existe em Matrix: a verdade, ou seja, a consciência de que se trata de um mundo inteiramente virtual.
  • Mas não há realidades sem fissuras, falhas.
  • Grupo de rebeldes que conhecem a tecnologia da Matrix em uma cidade mítica chamada Zion.
  • O líder do grupo é o Morpheus (chefe dos piratas cibernéticos).
  • O protagonista é Neo, um hacker, que vive na Matrix uma existência marginal, roubando informações. Ele ainda não tem consciência da virtualidade em que vive.
  • Então Neo toma a pílula que permite aos piratas descobrir seu sinal de volta à cápsula, no imenso útero cibernético em que seu corpo está entubado.

Reflexão e debate:
Cuidado com a idéia maniqueísta do bem natural e o mal artificial
•O bem: a vida, a natureza, o humano na sua integridade, a liberdade e a lealdade, o amor.
•O mal: a máquina, o artificial, o poder totalitário, a escravidão, a crueldade fria

Não devemos criar paradigmas negativos ou positivos em relação aos meis de comunicação.
Devemos aprender e ensinar a transitar por toda a mídia de maneira crítica e seletiva.
A escola não pode ignorar o impacto dos novos avanços tecnológicos de comunicação, apenas por preconceitos ou desconhecimento.
Atividade de reflexão (1 pt):
O que você e seu grupo pensam sobre a utilização dos meios de comunicação na escola?Produzam um texto com sua opinião, em forma de comentário aqui mesmo nesse blog.
Abraços, Crianças e até a próxima navegação!

15 comentários:

  1. O meio de comunicação faz parte de um mundo globalizado onde as mídias se fazem presente, é preciso que nós como futuros educandos que tenhamos a consiência de estimular e criar propostas pedagogicas que venha propocionar uma comunicação acessivel a todos.
    Para uma boa interpretação da mensagem é necessario saber selecionar as informações adeguadas a cada grupo.

    Alunas:Claudia Reis e Daniele Lima.

    ResponderExcluir
  2. Os meios de comunicação são algo que traz para a educação a socialização da tecnologia, pelo qual é de grande importância.
    Mas se os alunos não forem instruidos de como utilizar esse recurso pode trazer prejuízos. Tanto para eles mesmo como para outras pessoas.
    Alunos: Aguinaldo Ramos.
    Maria Gracinete Oliveira.
    Natália Monteiro N. Pereira.

    ResponderExcluir
  3. É uma forma de despertar o interesse dos alunos para um novo ensino tecnologico, tornando a aula mas pratica e dinãmica ,trazendo a eles um amplo conhecimento de informatica e ao mesmo tempo preparando eles para a era digital.

    Equipe: Cilene Vilarino
    Jéssica Monteiro
    Tânia Araujo

    ResponderExcluir
  4. Acreditamos ser de muita importância a utilização dos meios de comunicação na escola, pois os mesmos propõe uma motivação e dinamismo aos conteudos ministrados pelos professores.
    Assim o uso dos meios de comunicação tem o objetivo de intregar o cidadão a sociedade em seus variados niveis. Proporcionando ao cidadão um novo pensar, um novo agir, um novo comportamento...
    alunos: Rosana Araujo/Benedito junior

    ResponderExcluir
  5. Os meios de comunicações nas escolas contribuem eficazmente para o desenvolvimento dos alunos,principalmente pois abrem um leque de possibilidades,tornando mais fácil o acesso a diversas informações que levariam várias horas para serem adquiridas nas pesquisas normais. O acesso à esses meios tecnológicos é algo bem interessante, pois, desde de cedo as crianças tem a oportunidade de interagirem com os mesmos não só a internet, mais vídeos, televisores, rádios,jornais,e outros. Acreditamos que todas as escolas deveriam estar preparadas e adequadas para receberem essas novas tecnologias, afinal,estamos vivenciando a era digital. Porém é necessário que essas informações sejam devidamente selecionadas, para que, esses meios sirvam sempre como auxílio e não de maneira prejudicial.

    Alessandra Farias e Tábata Larissa.

    ResponderExcluir
  6. Pensamos, que a utilização dos meios de comunicação na escola chegaram para revolucionar os meios de aprendizagem, no desenvolvimento intelectual e para tornar as aulas mais práticas e dinâmicas. Tanto os computadores quanto a tv e o rádio oferecem matérias e notícias que podem vir despertar discursões e debates em sala de aula.


    Alunas: Jorgeane Cruz e Samara Caiado

    ResponderExcluir
  7. Acreditamos que a ultilização dos meio de comunicão na escola resolveria os problemas educacionais com a diminuição da inclusão digital,produzido a partir da orientação planejada na escola, os diversos sites iriam dinamizar a cultura para ajudar no aprendizado. Com a ultilização desses meios aumentaram o numero de aluno em sala de aula, incentivaram o aprioramento do professor e principalmente a gratuidade para fazer parte do processo de aprendizagem dos alunos.



    Alunas: Ana Rita Sidônio
    Thayane Monteiro Nunes.

    ResponderExcluir
  8. Os meios de comunicação são sem dúvidas de fundamental importancia para a interação com o mundo, ligado a educação vem como um instrumento de recursos ainda mais amplos, utiliza-los em sala de aula para que os alunos possam desenvolver habilidades em diversos meios de comunicação, é uma maneira de amenizar a dificuldade do aprendizado.
    Nós estamos na era da tecnologia, não da para educar sem os recursos necessários, seria como se estivéssemos em outra "era". Totalmente fora do contexto global.

    Letícia Rêgo
    Marcelo Sarmanho
    Maria Graciete Carvalho.

    ResponderExcluir
  9. Aluna:Elenilze Gomes Ferreira
    PLPT 03


    O meio de comunicação é de suma importância ao aluno desde que o mesmo produza seus próprios pensamentos.Pois muitas das vezes o aluno deixa de pensar e se fia só na máquina deixando que faça o seu trabalho ou que "pense por ele".Por isso qualquer meio de comunicação que usemos temos que usar como realmente é pois nada pode pensar por nós,se não nós mesmos.

    ResponderExcluir
  10. No ambiente escolar a informação está vindo através de várias ferramentas, desde os meios mais antigos como, livros até os mais atuais, como exemplo o computador. No entanto é preciso saber utilizar de forma benéfica tanto o professor, quanto o aluno para que juntos possam extrair conteúdos que enriqueçam o aprendizado de ambos.

    Alunas:Andréia Santos, Ermelina Costa e Fabiola Pereira.

    ResponderExcluir
  11. viviane saldanha
    Os computadores,por exemplo,são hoje janelas para omundo que possibilitam a troca de arquivos,acesso a bancos de dados internacionais divulgação de pesquisas,discussão de temas,o importante é que como o computador existe também outors meios como televisão,cinema,os videos,cds,dvds,não sejam meros instrumentos mas venham a desencadear transformações estruturais da velha escola.

    ResponderExcluir
  12. Conhecimento Cultura e Linguegem
    Turma plpt03
    Alunas: Maxilene Santos
    Sueli dos Santos
    É um meio importante, pois é uma oportunidade a mais de conhecimento.Pode-se utilizar como motivação do conteúdo de ensino, como objetivos de análise pode ser como conteúdo de informação organizada.Não elimina o papel do professor ao contrário ajuda a desenvolver suas tarefas principais e assim educar para uma visão mais crítica.
    Os meios de comunicação como rádio, jornal, tv, e cinema pode ser utilizado como um ponto de partida na aprendizagem e no conhecimento dos alunos.

    ResponderExcluir
  13. Cremos que na verdade a essência do ensino,da educação está no ato de comunicar,ou seja de transmitir através da linguagem(oral,escrita) de modo que a aprendizagem torne-se fator principal.No entanto,a comunicação deve existir de maneira que leve-se em consideração a realidade social(econômica) de cada indivíduo,fazendo assim uma analise e uma reflexão na questão histórica,cultural.Portanto,observamos que a comunicação deve ser colocada em pratica de forma simples,objetiva e direta.Para que a partir daí possamos caminhar em uma mesma direção,formando pessoas criticas com pensamentos construtivo!
    "A palavra é metade de quem a pronuncia e metade de quem a ouve." Michel de Montaigne

    Cristiane Costa
    Luana Karol
    Maria Rosemere

    ResponderExcluir
  14. Os meios de comunicação na escola, abre um "mundo" de conhecimento desconhecido para muitas crianças, torna a aula mais agradavel e dinâmica, pois faz parte do aprendizado da criança e contribui para o seu conhecimento tecnologico e cientifico. Além disso prepara o mesmo para seu futuro profissional dessa nova geração.

    Alunas: Aldolina Ribeiro e Kelen Patricia Santos

    ResponderExcluir
  15. os meios de comunicação que temos hoje nos ajuda muito no nosso dia-a dia, como por exemplo temos a grande evolução dos computadores, a facilidade que temos, pois possibilitam conversar com outras pessoas, nos possibilitam fazer pesquisas,recebemos noticias no muondo todo no exato momento que está tendo algum acontecimento e temos a televisão rádio e muitos outros meios de comunicação onde podemos receber várias noticias do mundo todo.

    Aluna: Clécia Nazaré da Silva Oliveira

    ResponderExcluir