domingo, 20 de setembro de 2009

Para os alunos da PLPT-03 (21, setembro, 2009)

Oi crianças!

Suas últimas postagens foram um sucesso, parabéns.

Antes de começarmos a aula, vamos votar na enquete da coluna ao lado. O resultado pode nos ajudar na aula de hoje!

Hoje falaremos um pouco mais sobre a II Unidade- O LEITOR NAVEGANTE:DA PEDRA AO DISCO ÓPTICO.

TÓPICO: LEITORES E LEITURA

"A leitura é a mais civilizada das paixões.

Mesmo quando registra atos de barbarismo, sua história é uma celebração da alegria e da liberdade."

(MANGUEL. Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Cia das Letras, 1997.)

Tipos de leitor

Em nossa cultura atual o conceito de leitura adquiriu dimensões diferenciadas e mais amplas. Ler não é apenas a leitura da palavra escrita, mas o ato de atribuir significados a textos de natureza múltipla: leitura do corpo, da fotografia, do desenho, da pintura, do quadrinho, da gravura, da partitura, do gráfico, do mapa, da cidade, da arquitetura, do cinema, do vídeo, da TV, dos textos da internet etc.

Diante da diversidade de leitores e leituras, a semioticista Lúcia Santaella fez uma classificação histórica a partir das habilidades sensoriais e cognitivas envolvidas no ato de ler.

De acordo com ela, há três tipos de leitor: o contemplativo, o movente e o virtual.


1. O leitor contemplativo, meditativo

Esse primeiro tipo de leitor tem diante de si objetos e signos duráveis, imóveis, localizáveis, manuseáveis: livros, pinturas, gravuras, mapas, partituras.

É o mundo do papel e da tela. O livro na estante, a imagem exposta, à altura das mãos e do olhar.

Esse leitor não sofre, não é acossado pelas urgências do tempo.

Embora a leitura da escrita de um livro seja, de fato, seqüencial, a solidez do objeto livro permite idas e vindas, retornos, re-significações. Um livro, um quadro exigem do leitor a lentidão de uma dedicação em que o tempo não conta.

Visão e imaginação constituem fundamentos dessa leitura.

Esse tipo de leitor nasceu no Renascimento e predominou até meados do século XIX.


2. O leitor movente, fragmentado

É o leitor apressado de linguagens efêmeras, híbridas, misturadas dos centros urbanos e das grandes multidões.

Surge com o advento do jornal, primeiro grande rival do livro.

A impressão mecânica aliada ao telégrafo e à fotografia gerou esse ser híbrido, testemunha do cotidiano, fadado a durar o tempo exato daquilo que noticia.

Com a sofisticação dos meios de reprodução, tanto na escrita quanto na imagem, com a reprodução fotográfica, a cidade começa a se povoar de signos, numa profusão de sinais e mensagens.

O leitor do livro, leitor sem urgências, é substituído pelo leitor movente.

Leitor de formas, volumes, massas, interações de forças, movimentos; leitor de direções, traços, cores; leitor de luzes que se acendem e se apagam.

Essa modalidade de leitura acentua-se com o advento da TV. É fugaz, novidadeiro, de memória curta, mas ágil. Leitor de partes, de fragmentos.


3. O leitor virtual, imersivo

É aquele que navega numa tela de computador, programando leituras num universo de signos que se esvaem, que desvanecem, mas sempre disponíveis, desde que não se perca a rota que leva até eles.

Se tornou possível graças à digitalização e compressão dos dados da internet. Nela, todo e qualquer tipo de signo pode ser recebido, estocado, tratado e difundido, via computador.

Aliada à telecomunicação, a informática permite que esses dados cruzem oceanos, continentes, hemisférios, conectando numa mesma rede gigantesca de transmissão e acesso, potencialmente qualquer ser humano no globo.

Não se trata mais de um leitor que acompanha as sequências de um texto, vira páginas, manuseia diversos volumes, percorre bibliotecas, mas um leitor em estado de prontidão.

Embora cada tipo de leitor apresente habilidades específicas e tenha aparecido em época diferente, um não exclui o outro. Os três podem conviver na mesma pessoa.


Atividade de reflexão (2pts):

1. Como tem sido explorada a leitura na escola?

2. Você acha que a escola tem priorizado algum tipo de leitura específica ou tem trabalhado os diferentes tipos de leitura, estudados acima, de maneira igualitária?

Poste suas respostas nos comentários do blog.


INTERNET: ESPAÇO PÚBLICO, INTELIGÊNCIA COLETIVA E PRESENÇA NA ESCOLA

A leitura na escola precisa caminhar em direção ao diálogo, à diversidade de vozes, nas palavras de Bakhtin. É possível subverter os parâmetros da escola linear, aquela que privilegia uma única concepção de leitura, excluindo assim sua dimensão criativa. Leia na página 43 do Fascículo as razões apresentadas pela pesquisadora Andréa C. Ramal para que a escola mude de opinião e dê uma chance à diversidade de leituras. Depois retorne ao blog.


Apesar das vantagens, a rede também tem aspectos negativos. Veja alguns deles:

1. Falta de acesso (exclusão digital ou infoexclusão);

2. A liberdade na internet (Crackers, pornografia, pedofilia, terrorismo digital etc);

3. Surpresas desagradáveis na pesquisa, dentre outros.


NAVEGAR A SÉRIO É POSSÍVEL? O QUE VOCÊ ACHA?


Leia na página 50 do fascículo, algumas dicas para uma pesquisa "segura" na internet.

Abraços e até mais!


16 comentários:

  1. No século XXI temos eeses 03 tipos de leituras mais ainda hoje o que se ver é a leitura fragmentada voltada para o livro didatico.
    Quando se utiliza outros recursos como jornal, revista será para fazer recortes.
    Não tem uma atividade para leitura de noticias em jornais e revistas até para tornar o aluno um cidadão critico. Por essa deficiencia da leitura quando os alunos entram en contado com jornais, revistas e internet achamos que tudo que lemos está corretor não temos um olhar critico.
    A escola precisa colocar os alunos nesses três tipos de leituras mediativa, fragmentada e imersa.
    Por que for cobrado isso para eles não estaram perdidos no mundo global, pelo qual as informações mudam rapidamente.
    Aluna: Natália Monteiro.

    ResponderExcluir
  2. A escola tem usado a leitura de forma deficiênte há pouco investimento para o incentivar a pratica da leitura A escola tem priorizado apenas as leituras especificas e não tem-se procupado em formar cidadãos do mundo criticos e pensadores.

    Rosemere silva

    ResponderExcluir
  3. 1. Quando realizamos uma analise reflexiva a respeito da forma de como a leitura tem sido cultivada no ambiente escolar chega-se de imediata conclusão que, o processo de leitura está sendo acompanhado de certas distorções no âmbito educacional.Creio que em diversas circunstâncias a escola perdeu as rédeas da essência daquilo que seria leitura!Mais isto não significa que a mesma não tem observado que este processo e esta mudança de concepção esta dando lugar a leitura “virtual”.O fato é que a leitura de modo geral deve ser trabalhada de forma que possamos informar,transformar ,entreter indivíduos[...]
    2.Tem-se dado de forma gritante na escola a priorização de leitores moventes e virtuais ambos sendo acompanhados pelas mesmas concepções de “mundo”,infelizmente o tipo de leitor que Lúcia Santaellafaz faz referência está dando lugar a leituras e leitores mais “complexas”.O fato é que a leitura contemplativa deve ser resgatada para que o indivíduo possa vivenciar de modo singular o ato de ler! Portanto de maneira geral os diferentes tipos de leituras não estão sendo utilizadas de forma homogênea e igualitária,tem-se dado mais espaço e importância a questão de uma leitura mais condizente com a atual realidade tecnológica!Cabe a todos nós unir ambas as realidades...
    Andréia Santos/Cristiane Costa / Fabíola Pereira

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Alessandra Farias e Tábata Larissa,
    A escola ainda continua sendo um dos veiculos que incentivam a leitura de seus alunos. No entanto, ainda não alcançou o patamar ideal para que possamos ter alunos amantes da leitura, e bons leitores. Por isso, é de suma importancia que a escola incentive a leitura e não continue tendo alunos que são meros copiadores do contexto em que vivem. por isso percebemos que a leitura nas escolas ainda tem sido pouco explorada pelos professores, o índice de alunos que chegam ao ensino fundamental sem saber ler e interpretar um texto aindo é bem alto. As escolas deveriam estimular as leituras através de oficinas de leitura e escrita por exemplo pois incentivariam seus alunos ao ato de ler. A escola ainda esta presa a um tipo de leitura que chamamos de movente, fragmentada, pois não incentivam os seus alunos a interpretarem e contextualizarem o que estão lendo. E a terem uma visão crítica de suas leituras.Ou seja, Tudo é mera ficção e não realidade.

    ResponderExcluir
  6. A leitura na escola seja ela particular ou pública ainda na atualidade trabalha de forma tendênciosa, pois apesar da inclusão digital no contexto escolar, o livro ainda é um recurso bastante utilizado pelos projetos pedagogicos nas instituições.
    Os meios de acesso a leitura são dos mais variados, mas devemos analisar de que forma essa leitura está sendo eduacacional na estrutura de linguagem, devido o leitor "movente" ou seja fragmentado, sem o foco de leitura. A escola como espaço eduacional deixa muito a desejar com falta de projetos elaborados que vise a dinãmica da leitura objetivando os leitores para facilitar o acesso ao conhecimento pelo meios de comunicação digital!

    Alunas: Claudia Reis e Daniele Lima
    claudiapreis@bol.com.br
    lima.daniele55@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. A leitura não tem sido exploradas por vários fatores: Há falta de diálogos, nem multiplicidade de leituras, aonde o monólogo do professor exclui uma dimensão mais criativa. A escola precisa caminhar em direção ao diálogo e a diversidade de leitura.
    De modo geral a escola tem priorizado uma leitura única, já que os curriculos estão fundamentados em verdades consideradas absolutas,universais e inquestionáveis, aonde o aluno não tem a liberdade de descobrir a intenção do autor e recriar ou posicionar-se em qualquewr situação.


    Maria Graciete Carvalho
    Marcelo Sarmanho
    Letícia Rego

    ResponderExcluir
  8. Na maioria das escolas ainda permanece o tabu dos livros didáticos,onde a leitura em livros permanece sendo a melhor opção de assimilação do aprendizado.
    Ainda existe o problema dos professores desatualizados, onde acham que somente dentro de uma sala de aula, é que seus alunos irão adquirir um ensino de qualidade. No entanto estão totalmente enganados, pois com o avanço da tecnologia, os recursos tornaram a vida do ser humano, neste caso, do aluno, muito mais fácil, fazendo com que as fontes de conhecimento aumentem, a qualidade melhore, e o tempo para que possamos adquirir esse material seja menor.
    Em nossa opnião a escola tem priorizado a leitura contemplativa.

    Luana Karol Monteiro Nascimento
    Tatiane Brenda Batista Marques

    ResponderExcluir
  9. 1. Como tem sido explorada a leitura na escola?

    Lenta, pousada.Acredito que os problemas com a leitura nas escolas,só virá diminuir quando ter maior incentivo e, principalmente com a participação de uma política pública voltada para a leitura e, assim produzir a partir de uma orientação planejada na escola, para ajudar os professores a participarem coletivamente de ajuda mútua aos alunos.Afinal, a leitura faz parte do processo de ensino e aprendizagem.

    Ana Rita
    Benedito

    ResponderExcluir
  10. 2. Você acha que a escola tem priorizado algum tipo de leitura específica ou tem trabalhado os diferentes tipos de leitura, estudados acima, de maneira igualitária?

    Sim,mas deveria avançar,ou seja, investir mais nesses diferentes tipos de leitura, para que não haja uma leitura única, sem diversidade de opiniões, para isso deveria haver uma preocupação de setores da sociedade e orgãos públicos e instituições em promover uma grande transformação social.

    ResponderExcluir
  11. 1. Os tipos de leituras são variados, existem as leituras virtuais, livros, jornais, entre outras. Hoje a escola trabalha com textos inteligentes e interessantes que venham chamar a atenção dos alunos, para que eles possam se interessar cada vez mais pela leitura. Porem não são todas as escolas que trabalham dessa maneira, por falta dos meios de acesso como: bibliotecas, computadores com acesso a internet, orientação do profissional. As vezes até existem esses meios de acesso mais não são utilizados, e com essa falta de estímulo o aluno tende a regredir como leitor.

    2. Achamos que as escolas tem trabalhado os três tipos de leitura, mais acabam priorizando a leitura virtual.

    Alunas: Jorgeane Cruz, Samara Caiado.

    ResponderExcluir
  12. 1 - A leitura em algumas escolas não são tão eficazez para a formação de leitores competentes. Um caminho fundamental para a transformação desse quadro é a formação de professores capacitados a insentivar os seus alunos a lerem mais os livros, ou até mesmo por outro meio de leitura como: a leitura virtual, jornal e revistas.

    2- As escolas de hoje priorizam mais a leitura virtual.Sendo que nem todas as escolas públicas permitem que os alunos tenham acesso a esse meio de leitura.

    Aluna: Clécia Oliveira

    ResponderExcluir
  13. Ao pensar de formar geral a leitura na escola deveria ser explorada ao ponto em que o aluno senti-se prazer em ler,pois a leitura é um instrumento de suma importância para enriquecer o processo de aprendizagem,o aluno precisa se sentir sujeito do próprio processo,descobrindo-se capaz de pensar,em dar suas opiniões e sujeitões,pois a leitura vai ampliar seus limites de conhecimento.
    Nas ecolas privadas a leitura e bem dinâmica pois leva o aluno ao mundo da Tecnológia e informações,já no caso das escolas publicas algum já tem esses projetos em destaque onde o aluno é super estimulado a ler,É preciso resgatar em nossas escolas o gosto pela leitura. Para isto, deve-se valorizar
    os livros, através de ações que vão torna-los atraentes a nossos alunos. A biblioteca
    é o local mais favorável para integrar estas ações, já que nelas estão os livros e agora os computadores também.
    Equipe: Lisvânia Pinheiro.
    Maxilene Vieira.
    Sueli dos Santos.

    ResponderExcluir
  14. Acreditamos que embora a leitura virtual esteja no auge, nossos professores continuam a utilizar bastante o livro. E esses são incentivados pelos nossos governantes, e mesmo com esses incentivos achamos que a escola não tenha priorizado um tipo de leitura específica, podemos dizer que a escola tem diferentes tipos de leitura, porém, de forma frgmentadas. Quanto a leitura virtual podemos dizer que muitos alunos buscam de qualquer forma mediante os temas das pesquisas solicitadas de seus professores. Pena, que a escola junto aos nossos governantes ainda não parou para pensar como transformar essa importante ferramenta para enriquecimento do homem com um direcionamento voltado para os alunos

    ResponderExcluir
  15. Acreditamos que embora a leitura virtual esteja no auge, nossos professores continuam a utilizar bastante o livro. E esses são incentivados pelos nossos governantes, e mesmo com esses incentivos achamos que a escola não tenha priorizado um tipo de leitura específica, podemos dizer que a escola tem diferentes tipos de leitura, porém, de forma frgmentadas. Quanto a leitura virtual podemos dizer que muitos alunos buscam de qualquer forma mediante os temas das pesquisas solicitadas de seus professores. Pena, que a escola junto aos nossos governantes ainda não parou para pensar como transformar essa importante ferramenta para enriquecimento do homem com um direcionamento voltado para os alunos

    Aguinaldo Ramos
    Maria Gracinete Oliveira

    ResponderExcluir
  16. 1- A escola é um local de explorar a leitura. mas alguns prfessores não incentivam ou não passam para seus alunos o interece pelos livros, não mostram como é bom e importante ler. Mas não podemos generalizar, muitas escolas e professores fazem a sua parte incentivando e explorando a leitura.

    2- Não culpo apenas professor de ser aquele, que tem medo de correr novos riscos para melhorar o ensino do seu aluno. isso porque a escola tem que haver recursos para apoiar o aluno e até mesmo o professor como por exemplo dentro de uma sala de aula, tendo disponibilidade a outros meios de leitura ou ensino por exemplo: o computador é o tempo que vivemos e ainda vamos caminhar mais para essa forma de ensino, as escolas já devem planejar esta forma de ensino para crianças e jovens.

    Equipe: Aldolina Ribeiro e Kelen Patrícia

    ResponderExcluir